Arte numa Perspetiva Global é uma linha de investigação iniciada em 2011 no Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Universidade de Lisboa (FBAUL). Esta linha de investigação é transversal a todas as seções do CIEBA, tendo o propósito de cruzar todas as formas artísticas e explorar as especificidades da criação artística, as formulações estéticas emergentes em contextos culturais ao redor do mundo, assim como os processos de confluência e interação artística resultantes do diálogo intercultural ao longo do tempo. O objetivo central desta linha de investigação é estabelecer uma trama de relações entre produções estéticas e artísticas, sustentada por conceitos universais à criação artística, em paralelo com as singularidades identitárias da expressão artística de diferentes culturas, e analisar a importância que os processos de globalização têm na arte e na cultura contemporâneas.

A definição de limites cronológicos e geográficos na caracterização estilística da criação artística resulta, na maior parte dos casos, numa sistematização parcial da história da arte e, consequentemente, numa perspectiva limitada e fragmentada sobre a criação artística. Neste sentido, é prioritário repensar a história da arte para além de uma sistematização dos processos criativos, confinados a um espaço delineado correspondente à especificidade cultural, passando, por contraste, a explorar a dimensão plural e global da criação artística ao longo do tempo e do lugar. Por outro lado, os objetivos da linha de investigação exigem um alargamento metodológico, pelo que para além de metodologias associadas à história da arte se propõe a adoção de metodologias interdisciplinares, permitindo a convergência entre diferentes áreas do saber.

Através da promoção de intercâmbio artístico e de investigação académica, esta linha de investigação é orientada para a produção e divulgação de resultados que facilitem a colaboração entre artistas e investigadores de todo o mundo. Os projetos integrados incidirão sobre todas as disciplinas artísticas (artes performativas, artes visuais, novos media, belas-artes, arte popular) assim como sobre a investigação académica e científica nos domínios da história da arte, estudos de museologia, práticas curatorais, antropologia da arte, geografia da arte e estudos transculturais. Para além da componente teórica, que incide sobre “estudos de caso”, esta linha de investigação terá necessariamente uma componente de prática artística, integrando os processos e os resultados de criação artística desenvolvidos no âmbito de investigação em arte.

programa

arte numa perspetiva global

home/home.html

projetos

iniciativas no âmbito do desenvolvimento de investigação e criação contemporânea

áreas de investigação

o programa está organizado em sete áreas de investigação e três áreas para a criação artística

programa

arte numa perspetiva global é uma iniciativa do centro de investigação e estudos em belas-artes

pt | en

Largo da Academia Nacional de Belas-Artes

1249 – 058, Lisboa – PORTUGAL

( (+351) 21 325 252 113

* agp@fba.ul.pt