The programme Art in a Global Perspective is organized in three main research areas comprising academic and artistic projects.


1. Beyond Time and Place. Art and Religion in a Global Context (AR)

Sob o estímulo fervoroso da inspiração religiosa, a criação artística tornou-se ao longo dos tempos na mais eloquente, poética e simbólica forma de expressão do pensamento humano. Quer seja através da representação rude das tradições, crenças e rituais espirituais das culturas primitivas, ou através da sofisticação estética e plástica das civilizações ao redor do Mediterrâneo, do Médio Oriente, da Ásia, das Américas ou da Oceânia, a arte constituiu em todos os tempos e lugares um veículo para a busca de Deus.

Ao longo do tempo, o diálogo intercultural decorrente da circulação de ideias, objetos e pessoas coloca em confronto as várias religiões, conduzindo ao reconhecimento das estruturas antropológicas do imaginário religioso e à instrumentalização da imagem como forma de transmissão do conhecimento religioso. Neste contexto é fundamental analisar as relações entre a arte e a religião a partir de uma perspectiva transversal e comparativa dos esquemas de representação e dos códigos simbólicos visuais do discurso religioso.

Recentemente, o individualismo pós-moderno levanta um novo paradigma sobre a relação entre a arte e a religião, considerando a rarefação do sentimento religioso nas sociedades contemporâneas. Contudo, ainda assim se verifica uma persistência da tradição apostada na em renovar os vocabulários artísticos na criação de arte religiosa.


2. Art  in the Lusophone World (AL)

Desde o século XV que a diáspora Portuguesa em África, na Ásia e na América do Sul deu lugar à construção de identidades artísticas miscigenadas, reflexo de encontros entre culturas e da transmissão de conhecimentos. Neste âmbito, é pertinente estudar a produção artística afro-portuguesa e luso-brasileira, desde o século XVI, sobretudo caracterizada pela iconografia cristã, pela concepção de objetos de natureza africana a partir dos modelos portugueses, e também a produção artística no Brasil Colonial, especialmente a partir do século XVIII. Será ainda importante analisar o impacto na produção artística local das missões exploratórias que decorreram em África durante o século XIX e XX, demonstrando a relação da arte com a emergência da lusofonia.

Ao longo do século XX, especialmente durante o Estado Novo, o império colonial português tornou-se uma característica inequívoca da identidade nacional, assumindo a sua diversidade cultural nas Exposições Internacionais, contando com a ativa produção artística de Jorge Barradas, Keil do Amaral, Henrique Bettencourt e outros, incumbidos da representação internacional do mundo lusófono.

Finalmente, no contexto da arte contemporânea é urgente constituir um corpus dos artistas do Espaço Lusófono e um índex das obras remanescentes nas coleções públicas e privadas existentes em Portugal, resultando este trabalho de pesquisa num estudo de profundidade sobre as categorias identitárias da arte lusófona, acompanhadas por um catálogo desse inventário.


3. Art and Cultural Transit in the Age of Globalization (AT)

Nas três últimas décadas assistimos a uma crescente visibilidade de artistas e obras que, ao configurar múltiplos trânsitos transnacionais (designadamente através de situações de diáspora, residências artísticas, exílio, entre outras) propõem um alargamento e complexificação dos modelos de recepção e análise da obra de arte, contribuindo para uma discussão mais alargada acerca das possibilidades e limites de um campo artístico globalizado.

Nestes processos incorrem transfigurações na dimensão conceptual das práticas artísticas, nos modelos discursivos que escoram a crítica de arte, nas práticas expositivas e curatoriais – designadamente a (re)fundação dos paradigmas teóricos que enquadram o desenvolvimento de uma rede global de sistemas de divulgação, reflexão e formação – as ligações residuais entre a tradição e a contemporaneidade sobrevindas na plasticidade da obra ou a construção permanente de identidades/subjetividades culturais que redimensionam o enfoque da criação, recepção e  estudo das práticas artísticas a partir destes novos paradigmas culturais.

Se, na era da globalização cultural, uma maior quantidade de pessoas se consideram "cidadãos do mundo", cruzando e absorvendo diferentes identidades culturais, outros vivem circunscritos a uma terra sem identidade. É o caso, por exemplo, dos campos de refugiados, cada vez em maior número e de longa duração, onde se nasce e se cresce sem pátria. Paradoxos e conflitos interculturais sobre os quais a visualidade se tem debruçado nos últimos anos e que importa problematizar.

research areas and areas for artistic production

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arte numa perspetiva global

Largo da Academia Nacional de Belas-Artes

1249 – 058, Lisboa – PORTUGAL

( (+351) 21 325 252 113

* agp@fba.ul.pt

projects

academic and artistic activities in the context of the programme art in a global perspective

research areas

the programme is organized in seven research areas and three areas for artistic production

programme

art in a global perspective is an initiative of the artistic studies research centre, faculty of fine arts, university of lisbon

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